30 maio, 2015


Cinco palavra. Destrói corações, mas vale apena.
Por lugares Incríveis é um desses livros que você começa esperando uma coisa e se depara com outra completamente diferente.  O livro nos apresenta dois personagens, Finch, a aberração da escola, que lida com valentões, uma família complicada e grandes períodos de depressão, e Violet uma menina que aparenta ter uma vida mais do que tranquila quando na verdade esconde bastante coisa atrás da sua popularidade e semblante agradável. O capítulo já começa com Finch e Violet , se “esbarrando” no parapeito do colégio que estudam com um objetivo em comum. Se suicidar.

Quem ajuda quem, é onde fica o grande mal entendido que da a partida na  história. O desenrola começa quando os dois precisam fazer um trabalho de geografia juntos que se trata exatamente em procurar por lugares incríveis na cidade em que moram. Porém posso garantir que a de aventura dos dois vai bem mais além disso. Apesar de a história tratar-se de dois jovens com potencial para viver um grande romance, sinto que a história não girou em torno apenas disso. O livro trás um pouco de tudo, tanto temas triviais da vida jovem como temas pesados que te faz refletir por dias. A autora desenvolve assuntos como a depressão, doenças mentais e perda, tudo pela visão de jovens, o que torna tudo uma oportunidade para se identificar com a situação do livro. Ainda fala sobre relações familiares, bullying e sem querer te apresenta mil maneiras de tornar  as coisas um pouco mais adoráveisÉ difícil não se identificar com alguém da história e é promessa de te fazer rir E chorar. Tenho que ressaltar que amei o fato de nada acontecer repentinamente, sem explicações. Você consegue acompanhar a linha de raciocínio de cada um e entender o porquê de cada ação e sentimento.
Apesar de não haver um desenvolvimento tão grande dos personagens secundários, isso não empobreceu a história de maneira alguma, pelo ao contrário deu mais espaço para o desenvolvimento de Finch e Violet ir bem mais afundo.

Particularmente, achei a narração gostosa e divertida apesar de tratar de assuntos tão sérios. Divide-se entre capítulos pra Violet e o Finch, e a maioria são bem curtinhos. Quando você vê já esta na metade do livro!

A autora fez algo super bacana em deixar no livro mil curiosidades alheias através das narrações do Finch, além de nos introduzir a vários pontos turísticos da cidade em que os personagens moram.

Para concluir: É um livro adorável, mas não do tipo uma história de amor e amor e amor. Não. É sobre tudo e mais um pouco. Então vá preparado, nada de achar que o livro vai ser uma leitura leve para relaxar ! (hahaha')

A ótima notícia é que o livro esta para ser adaptado pras telas do cinema! O filme ainda esta sem previsão para lançamento, mas já sabemos quem irá dar vida a personagem da Violet. Ninguém menos que Elle Fanning (Irmã caçula de Dakota Fanning). Esperamos pelo melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário